"A inteligência é feita por um terço de instinto - um terço de memória - e o último terço de vontade." (Carlo Dossi)

"É necessário que os princípios de uma política sejam justos e verdadeiros." (Demóstenes)












sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Denúncia: Serra do Taquaril vítima do descaso...

Serra do Taquaril para os que desconhecem, esse é o nome da montanha que corta a porção
leste de Unaí, mais conhecida como: a serra, serra das torres, morro e por aí vai. Essa montanha
é frequentemente visitada por habitantes unaienses, que vão ao seu cimo com diversos objetivos
uns fazer a famosa caminhada outros buscam adrenalina em seus caminhos sinuosos, já alguns
simplesmente vão pela pureza da ação, entre outros objetivos, sendo assim a montanha é parte ativa do cotidiano de muitos moradores de Unaí e por isso merece atenção não só da secretaria municipal destinada ao meio ambiente quanto à secretaria destinada ao lazer, no entanto a realidade vem sendo outra, pois no último contato com suas árvores tortas e vegetação rasteira percebi algo que não se enquadrava na coloração do cerrado, algo de cor laranja com forte brilho e não foi difícil constatar (os cidadãos não são burros) que se tratava de latas de tinta para metal e madeira juntamente com latas do solvente usado na aplicação do material.
Enfim vários recipientes de tinta para metal e madeira, solvente, pincéis e rolos foram descartados incorretamente atrás das estruturas metálicas que se encontram na referida serra. Tintas para metal não são solúveis em água e são altamente tóxicas (classe I, segundo a cartilha da marca de tinta em questão) à fauna e flora, pois além de penetrar no caule, raízes e folhas (impedindo a absorção de água) dos vegetais podem erroneamente servir de alimento para animais no geral e como se não bastasse, ainda podem poluir o lençol freático (em alta quantidade). Mas nem tudo é tormenta, pelo que compreendi ao ler a composição das tintas elas são livres de metais pesados, o que não justifica a forma que essas latas foram descartadas, pois a forma correta seria: limpar toda tinta da lata dando direcionamento ao resíduo adequado (área de transbordo e triagem) e só então direcionar a lata já limpa ao mesmo destino dos resíduos ou até mesmo a reciclagem os solventes merecem um tratamento diferenciado, pois, este deve ser encaminhado a uma empresa de recuperação ou incineração, esses métodos são sugeridos pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tinta em sua cartilha intitulada Folheto de resíduos. Vale fomentar que o concurso promovido pela secretaria do meio-ambiente “Natureza em foco” foi prorrogado, só cuidado para não fotografar algo com exagerado brilho e laranja...

Texto e fotos por Victor Manoel- Agradecido

quarta-feira, 8 de junho de 2011

terça-feira, 26 de abril de 2011

terça-feira, 19 de abril de 2011

Denúncia!!! Quadra de esportes depredada!!!

Estas são imagens de uma quadra de esportes situada no bairro Stª Luzia, na divisa deste com os bairros Sagarana e Serenata. O bem público foi inaugurado em dezembro do ano de 2008, ano eleitoral, Custou aos cofres públicos 49.997,00 R$ e hoje encontra se em total estado de degradação física. O Mato cresceu em torno de um muro que foi construído com o objetivo de não deixar a quadra de esportes, no caso futsal, exposta a qualquer usuário, o que considero uma falta grave; Foi informado a minha pessoa que a um tempo atrás um senhor estaria cobrando aluguel daqueles que quisessem utilizar a quadra, alegando que o dinheiro seria utilizado para pagamento de água, luz e a construção do dito muro. Não se pode interpor obstáculos entre a efetiva utilização de um bem público e o cidadão. Não se pode deixar que um investimento, necessário para a inserção social de várias crianças e adolescentes, se deteriore em virtude do descaso público e inércia da nossa parte. Não podemos deixar que em épocas de eleição venham com seus discursos e nosso dinheiro adoçar a boca dos tolos. Em médio tempo tais atitudes se revertem em situações bruscas que nos custam mais dinheiro e mais tempo e o pior: menos qualidade na vida.
Ao secretário de Obras, que já foi secretário de Juventude Esporte e Lazer ironicamente, deixo esta ordem como cidadão, morador do bairro Sagarana e usuário daquele espaço, para que o mais breve possível seja tomada uma decisão que dê solução a mais este edema social.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Denúncia!!! Computadores de programa do Governo Federal parados a mais de 1 ano.






















Na Biblioteca Pública Municipal de Unaí, órgão subordinado à Secretaria de Cultura, encontram-se sem utilização apropriada 11 computadores completos (monitor tela plana) da marca POSITIVO, entregues ao município com recursos do programa GESAC. O programa foi criado em 2008 pelo governo federal através do Ministério das Comunicações e oferece "gratuitamente ferramentas de tecnologia da informação e comunicação, especialmente conectividade, recursos digitais e capacitação para multiplicadores, em todo o território brasileiro, por meio de uma plataforma de rede, serviços e aplicações, para promover inclusão digital e ações de governo eletrônico."
_Um ano e meio.
Esse foi o tempo que o diretor da biblioteca Edson Oliveira Frazão estimou encontrarem se ali sem possibilidade de uso os 11 computadores. Indagado a respeito do motivo de não estar ainda em pleno funcionamento os pc's, alegou que a alimentação da fonte de energia não é suficiente. Frente ao informado fui ter com a secretária de cultura Creonice Leitão a fim de perscrutar que objetivo atraía incompetência tão explícita.
Os telecentros facilitariam o acesso aos equipamentos conectados à Internet; a inclusão digital é um processo de democratização e um direito garantido. As ações de governo eletrônico visam ampliar discussões e dinamizar a prestação de serviços públicos com foco na eficiência e efetividade das funções governamentais.
O motivo para o não funcionamento, ainda, disse-me a secretária Creonice, era o mesmo alegado pelo diretor da biblioteca, a energia, e a razão -menos justificável impossível- para a protelação na providência imediata desse problema seria a mudança da biblioteca para um espaço maior, local onde já se encontraria todo suporte para receber as máquinas. Estavam à procura de um imóvel para a sede nova.
A eficiência é um princípio básico, obrigação de qualquer ente público, o contrário deste é esta morosidade insidiosa, a Administração Pública não vinga sem a eficiência. Ser menos protelativo é agir sem que contraposições pessoais ou individuais interfiram na ação. Ao servidor público é necessário que se dedique a interferir em prol do desenvolvimento de sua sociedade, dos seus, não se valer de atitudes contrárias baseadas no descaso com o patrimônio e desperdício do erário público.
Cabe-nos observar o inciso V do art 6º da NORMA Nº 02/2008 - NORMA GERAL DO PROGRAMA GESAC que deixa claro uma das competências acometidas à Instituição Responsável pelo programa, qual seria assegurar, direta ou indiretamente, a infra-estrutura necessária, bem como a estrutura organizacional local para o perfeito funcionamento do Ponto GESAC.
O que ensejo com brevidade pacífica é que seja saneado o vício...

domingo, 6 de março de 2011

Saudade sem fim...

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Desperta Unaí, cidade antiga...

Tens raiva do prefeito,
Mas prefere o silêncio.
Pensas tu de um jeito
Diferente do que penso...
Eu não tenho a raiva
Que amofina a razão,
Minha pena é brava
É não ver solução
Pros que estão cegos,
Pros que estão mudos
(Convenientemente)
Veem covardemente negam
Se falam, surdos os ouvem...
Mudará talvez de nome
E talvez tua densidade
Sabe o que te consome
A passividade comodista
Que herdam ainda seus filhos,
Os Cativos da mão fascista.
Antes da soja, do milho
Ou qualquer semente...
Cidade bêbada, nunca acorda
És da cultura acaso inimiga
Cidade que ainda segue moda
Desperta Unaí, cidade antiga...
Cidade sem cinema,
Logo, sem críticos.
Sem teatro de verdade,
Logo, sem a expectativa
De ter a casa lotada...
Não serei um visitante seu,
Que sequer cogito abandoná-la.
É mais fácil o final meu
Em combate, que matarem-na.
Não sem dizer e fazer algo.
Estou falando contigo Unaí,
Com seus desnaturados
Filhos que não te respeitam
O confronto mais tarde
É com sonhos frustrados...
A ausência de equilíbrio
Nos cambaleia, eu bem sei.
Unaí não és pequena
Estás na flor da idade
Tantos mil habitantes
Cabeças ensimesmadas
Cérebros escaldantes
Corretores na praça
Apatia desesperada...
Sabem da evolução,
Não evoluem nada...nada.
Passarão batidos
Pela vida desperdiçada
No não sentir
Na cabeça atrapalhada
Sem dormir...Tarde demais!!!
Não, ainda não, há tempo
De mudar o jeito de pensar
De agir n’algum momento
Eu acredito nesse despertar,
Tu Unaí, não me desapontes
Para de sonhar...Para...
Evoluir sem se destruir
Proteja tua serra, teu cerrado.
Incentive sem impor
Proteja as tuas águas
Limpe teu Rio Preto
Enxugue tuas mágoas,
Bata forte no peito,
Exalte o teu valor.
Saiamos desse torpor
Acorda cidade antiga,
Acorda...acabou...

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

história da mudança

Como se faz a história da mudança
Começa com a força de um gigante
A serenidade altiva d'uma criança
Isso porém não se dará o bastante
É necessário que queiras sabedoria
Mais do que ostentações materiais
Solidariedade contra fria antipatia
Que tens pelos seus irmãos iguais
É preciso plantar muitas árvores
Volver montanhas de cadáveres
Experimentar o pouco sem preço
Saber que a mudança é o começo
A mudança, metamorfose infantil
Única constante, teorema senhoril
Começa cedo na prece daquele Che
Desde que Marx lhe inflamou o ser
Começa com Jesus em seu Calvário
No Príncipe, em Quixote, seu cavalo
Num Tiradentes, insurrecto coração
Que mudou a história, perdeu o chão.
"Nós somos a mudança deste mundo"
Comecemos logo, comecemos juntos.



Follow aurosergio on Twitter

Faça sua pesquisa